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Logística inbound

Logística inbound
CTA Supervisor de logistica NORMAL - Logística inbound

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a logística inbound.

A logística inbound é o termo utilizado para se referir ao transporte, armazenamento e entrega de bens e serviços para dentro da empresa. Em outras palavras, trata-se dos processos necessários entre a compra dos produtos com o fornecedor e sua entrega na fábrica.

A logística inbound é um processo de extrema importância para a logística de suprimentos. Isso porque, a logística inbound é a primeira das três etapas desta área Na primeira etapa ocorre o fluxo das matérias primas e insumos dos fornecedores para a empresa. A segunda etapa é composta pelo processamento desses itens na operação produtiva da empresa. E por fim, o fluxo dos produtos acabados da empresa para seus clientes.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o conceito de logística inbound, sua importância para as empresas, seus processos e os benefícios. Boa leitura! 📰

O que é logística?

Segundo o Conselho Internacional dos Profissionais de Logística e Supply Chain (CSCMP) a logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes.

Em outras palavras, a logística é a responsável pela administração dos recursos materiais, financeiros e das informações relativas aos produtos. Toda a gestão desde a entrada de materiais, planejamento da produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos é de responsabilidade do setor de logística.

Conceito de logistica 1024x390 - Logística inbound

O conceito de logística assumiu um papel estratégico dentro das empresas, sendo visto como um elemento chave para alcançar ótimos resultados. A logística hoje abrange conhecimentos de áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.

Por ser a ligação entre empresa, fornecedores e clientes a logística tem como o principal objetivo a criação de valor. O valor é expressado em termos de tempo e lugar. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los.

O que é logística inbound?

A logística inbound é o termo utilizado para se referir ao transporte, armazenamento e entrega de bens e serviços para dentro da empresa. Em outras palavras, trata-se dos processos necessários entre a compra dos produtos com o fornecedor e sua entrega na fábrica.

Os produtos transportados são todos os itens necessários para que a empresa possa realizar o seu processo produtivo. Ou seja, incluem todos os produtos destes itens usados diretamente na operação produtiva, como insumos para apoio.

Logistica inbound 1024x390 - Logística inbound

Qual a importância da logística inbound?

A logística inbound é um processo de extrema importância para a logística de suprimentos. Isso porque, a logística inbound é a primeira das três etapas desta área Na primeira etapa ocorre o fluxo das matérias primas e insumos dos fornecedores para a empresa. A segunda etapa é composta pelo processamento desses itens na operação produtiva da empresa. E por fim, o fluxo dos produtos acabados da empresa para seus clientes.

À primeira vista parece ser um processo simples. Entretanto, sua eficácia depende de alguns elementos chaves.

O primeiro elemento a ser considerado é a escolha dos fornecedores. Os fornecedores devem ser escolhidos conforme uma avaliação bem criteriosa por parte da empresa. Isso porque, quaisquer atrasos ou não atendimento da demanda irá acarretar em resultados negativos.

Logistica de suprimentos 2 1024x390 - Logística inbound

Um segundo elemento é a operação produtiva da empresa. A empresa deve ter uma equipe altamente qualificada buscando sempre a mais alta eficiência produtiva, reduzindo desperdícios e alcançando a máxima qualidade dos produtos.

canal de distribuição dos produtos para os clientes também deve ser visto como prioridade. Fazer com que o produto esteja a disposição dos clientes no tempo, especificação e quantidade, pode fazer toda diferença na escolha dos clientes entre a empresa e seus concorrentes.

Quais processos são cobertos pela logística inbound?

Cada empresa tem uma maneira diferente de fazer a gestão de seus processos de logística inbound, visando sempre atender as necessidades de seus clientes. Entretanto, podemos destacar algumas funções que são bastante comuns dentro da operação da logística inbound, sendo elas:

Planejamento logístico

planejamento logístico consiste na definição de como a empresa vai distribuir seus produtos e serviços aos clientes, levando em consideração todas as etapas do processo. Assim como todos os outros planejamentos de uma empresa, o planejamento logístico deve estar ligado diretamente a gestão estratégica da organização. Ou seja, os objetivos traçados devem estar alinhados com a visão/missão da empresa.

O primeiro passo para o funcionamento da logística inbound é o planejamento logístico. Todas as etapas, desde o recebimento até a expedição dos produtos, seguem um rigoroso plano para atendimento as necessidades dos clientes. Tudo deve ser muito bem pensado para que um os produtos , armazenados e expedidos dentro dos prazos e condições acertadas com o cliente.

CTA Logistica de A a Z NORMAL - Logística inbound

Recebimento de mercadorias

Antes da distribuição dos produtos aos clientes é necessário o recebimento. Trata-se da etapa de abastecimento da estrutura logística, na qual os níveis de estoque devem ser a todo momento controlados para que não haja ruptura.

Uma estratégica eficaz para o controle do estoque é a metodologia da curva ABC. A curva ABC é um método de classificação de produtos, cujo objetivo é determinar quais são os mais importantes de uma empresa. Através de uma ordem de prioridade é possível estabelecer quais os produtos agregam mais valor para a empresa, considerando vendas e faturamento.

Um importante fator para melhorar o recebimento de pedidos é fazer com que este processo seja feito em local diferente da expedição. Desse modo, é necessário uma área e layout adequado para que os caminhões possam ser descarregados com agilidade, qualidade e segurança.

Movimentação ou logística interna

logística interna, ou intralogística, é uma subárea da logística que compreende os fluxos de informação e de materiais realizados dentro do ambiente interno da empresa. Por exemplo: os movimentos de mercadoria no armazém, o controle de estoque, etc.

Trata-se de uma área que tem ganhado bastante atenção por parte das empresas devido ao seu potencial sobre os resultados.  Isso porque, uma logística interna eficaz permite o desenvolvimento de estratégias, redução de custos, além de melhorar o nível de serviço oferecido ao cliente.

Armazenagem de produtos

A armazenagem do produto deve ser feita de modo que este esteja em fácil acesso para sua expedição e ou processo. Outro ponto importante é que a armazenagem seja feita seguido rigorosos padrões de qualidade. Isso por que, uma armazenagem incorreta pode danificar os produtos e então acarretar em prejuízos para a empresa.

Separação de produtos, ou picking

picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.

Esta atividade pode ser realizada de muitas formas, desde a mais simples, onde um operador percorre a instalação compilando as unidades, até as mais sofisticadas, tal como a que se baseia em um sistema completamente automatizado com preparação mecanizada.

Logo, quando um produto é requisitado pelo cliente é necessário separar conforme o pedido e solicitação do mesmo. É extremamente necessário verificar a atividade de separação. O objetivo é simples: não enviar um produto errado ao cliente.

Embalagem dos produtos, ou packing

Packing é o termo utilizado para definir todo o processo de acomodação de um produto antes do envio ao cliente, envolvendo atividades como a embalagem, organização e proteção do item. Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial.

Dentro do processo logístico o packing ocorre após a separação de pedidos, ou o picking. Ou seja, quando os produtos já estão separados é necessário protege-los para as próximas etapas do processo logístico.

Logo, é necessário uma proteção diferente para cada tipo de produto e cabe a gestão do centro de distribuição executar este processo. Trata-se de uma etapa crítica dentro do processo logístico. Isso porque, o transporte é a etapa do ciclo do pedido que o produto está mais vulnerável aos danos do meio ambien

Quais as diferenças entre logística inbound e a outbound?

Como já sabemos o conceito de logística inbound, agora temos de conhecer também o conceito de logística outbound. A logística outbound refere-se aos processos logísticos realizados após o processo produtivo. O que isso quer dizer? Quer dizer que, agora que o produto está pronto é necessário entregar ao seu destino e ou clientes.

Entender a diferença entre estes conceitos é essencial para que o profissional de logística possa tomar as melhores decisões e alocar corretamente os recursos. Desse modo, a logística inbound se dedica aos processos internos, enquanto a logística outbound mantém o foco em atividades externas e de distribuição para o mercado.

Apesar de parecer duas áreas completamente distintas, o sucesso de uma está atrelado ao da outra. Isso porque, a distribuição final só será possível mediante a produção (recebimento dos suprimentos), assim como a prosperidade do negócio só será possível através do atendimento a necessidade dos clientes.

Por que é importante diferenciar esses conceitos?

Conhecer cada um dos conceitos, saber como otimizar cada processo e como eles se relacionam é um caminho eficaz para garantir o sucesso logístico da empresa. Os dois processos configuram o início e o fim de todo o processo de uma empresa. Dessa forma, a perfeita operação dos dois configuram em uma logística de sucesso.

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a logística inbound? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Intellipost, DC logístics, Patrus, Cargo X.

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1 comentário em “Logística inbound”

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