Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o ORGANOGRAMA!
O organograma é um diagrama que representa a estrutura organizacional de uma empresa. Em outras palavras, é uma estrutura visual que mostra o relacionamento e a hierarquia existente entre os funcionários da empresa. Criado por Daniel McCallum por volta de 1854, os organogramas foram usados inicialmente na área de engenharia até os anos 1920. Hoje, a ferramenta está amplamente difundida nas empresas.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o conceito do organograma, sua importância e aplicação. Na sequência, vamos conhecer os diferentes tipos de organograma. Por fim, vamos aprender a como fazer um organograma. Boa leitura! 📰
O que é um organograma?
O organograma é um diagrama que representa a estrutura organizacional de uma empresa. Em outras palavras, é uma estrutura visual que mostra o relacionamento e a hierarquia existente entre os funcionários da empresa. Criado por Daniel McCallum por volta de 1854, os organogramas foram usados inicialmente na área de engenharia até os anos 1920. Hoje, a ferramenta está amplamente difundida nas empresas.
O objetivo do organograma é deixar claro, organizado e transparente a informação da hierarquia e responsabilidades de cada pessoa dentro da empresa. O organograma torna simples o entendimento a respeito dos níveis de comunicação e prestação de contas entre os funcionários.
Os funcionários e as posições são representados por caixas, por vezes fotos, informações de contato, e-mails, links de páginas, ícones e ilustrações. Linhas são usadas para conectar os funcionários em seus diversos níveis. Isso cria uma representação visual clara da hierarquia e classificação de diferentes pessoas, cargos e departamentos que compõem a organização.
Para que servem organogramas?
Qual é o melhor uso para um organograma e quais são seus benefícios? Não importa qual estrutura você escolher, organogramas são úteis para estabelecer os relacionamentos na sua empresa e assegurar que todos saibam como comunicar informações essenciais.
Você pode usar organogramas para:
- Comunicação organizacional e de supervisão, por exemplo, para ajudar funcionários a saber a quem se reportar, ou para auxiliar as pessoas a conhecerem umas às outras em uma empresa. Usar fotos de funcionários ajuda muito a associar rostos e nomes.
- Reestruturação, alternando papéis em uma equipe para melhor utilizar os talentos de todos.
- Planejamento de pessoal, por exemplo, revelar maiores detalhes de uma nova iniciativa de contratação.
- Planejamento de recursos, por exemplo, reorganizar funções dos funcionários para reduzir ineficiências.
Tipos de organograma
O organograma é uma ferramenta bastante dinâmica e que pode se adaptar de forma muito simples a necessidade da empresa, do setor ou mesmo do processo. Nesse sentido, existem diferentes tipos de organogramas, com diferentes características, que podem ser utilizados como exemplos para aplicação, como:
Organograma Vertical
Um organograma vertical, também chamado de organograma linear, é o tipo mais comum. Este organograma consiste em uma hierarquia. Uma hierarquia é quando um grupo ou pessoa está na parte superior, enquanto aqueles com menos responsabilidades estão abaixo, formando uma pirâmide.
Em um organograma vertical (ou linear), a comunicação e as tomadas de decisões são mais verticais (por isso leva esse nome). Neste tipo de organização, as pessoas normalmente se comunicam com seu superior ou com pessoas de cargos inferiores.
Um organograma vertical é bom para ilustrar com facilidade a hierarquia de uma empresa.
Organograma Horizontal
Um organograma horizontal é o oposto de um organograma vertical. Enquanto o vertical foca nas hierarquias, o horizontal tenta minimizá-las. Este tipo de organograma tem pouco ou nenhum nível de gerência intermediária e normalmente contém dois níveis: os principais administradores e os funcionários.
Para esse tipo de estrutura, os funcionários têm maior responsabilidade e estão diretamente envolvidos na tomada de decisões. Um organograma horizontal é ideal para empresas menores e start-ups, mas geralmente não se adequa tão bem a empresas de grande porte.
Organograma Funcional
Um organograma funcional nada mais é do que um organograma que, ao invés de mapear cada funcionário da empresa, mapeia apenas as funções ou departamentos. Por isso, pode-se dizer que um organograma funcional tem uma abordagem mais generalizada.
Organograma Circular
Esse tipo de organograma é apresentado de forma circular, e pode ser chamado de organograma radial. É diferente e não convencional, mas a função e objetivo é o mesmo dos outros tipos de organograma.
Organograma Matricial
Um organograma matricial costuma ser usado somente quando um funcionário tem mais de um gerente ao mesmo tempo. Este tipo de organograma facilita a colaboração entre diferentes departamentos. Porém, pode haver conflitos entre os dois chefes, se eles não tomarem o tempo para alinhar seus objetivos e estratégias.
Qual a diferença entre um organograma e um fluxograma?
O Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo. Através de um fluxograma entendemos de forma rápida e fácil o funcionamento de um processo. Podem ser gráficos simples, desenhados à mão ou diagramas abrangentes desenhados por computador descrevendo as várias etapas e rotas.
Já o organograma, O organograma é um diagrama que representa a estrutura organizacional de uma empresa. É uma estrutura visual que mostra o relacionamento e a hierarquia existente entre os funcionários da empresa.
Nesse sentido, o fluxograma é uma ferramenta utilizada para demonstrar o sequenciamento de um processo. Já o organograma é a ferramenta utilizada para demonstrar a estrutura organizacional da empresa.
Como fazer um organograma?
A seguir vamos ensinar como criar um organograma utilizando o pacote office da Microsoft. Dessa forma, vamos utilizar a ferramenta SmartArt para criar o organograma.
Acessando o SmartArt
- Clique na aba “inserir”;
- Acessar o item “ilustrações”;
- Abrir o “SmartArt”.
Selecionando o tipo de organograma
- Clique no elemento “Hierarquia”;
- Para o nosso exemplo vamos escolher o organograma vertical com nome e cargo.
- No campo a direita irá aparecer as informações referentes ao tipo de organograma.
Definindo a estrutura organizacional
- Ao clicar no tipo de organograma será aberto uma janela para preenchimento das informações e a estrutura do organograma. Ao digital o texto automaticamente ele já será inserido na estrutura do organograma;
- Para o nosso exemplo vamos escolher o organograma vertical com nome e cargo.
- Para editar o campo do “cargo” é necessário clicar na caixa abaixo do nome.
- A estrutura definida: Presidência > Diretoria > Gerencia > Coordenação
5. Para incluir uma função de apoio/assistência é necessário clicar na aba “adicionar forma” e após clicar em “Adicionar Assistente”.
6. Para definir uma subordinação é necessário clicar “TAB” no nome que ele automaticamente vai para uma função abaixo no organograma.
Dessa maneira, você pode montar o organograma conforme sua necessidade. A ferramenta ainda permite uma grande variedade de edição, formatação e design para uma melhor apresentação.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o organograma? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦
FONTE: Gupy, Lucidchart, Miro, Toda matéria, Pontotel.