Olá logísticos e logísticas! Hoje aqui no SAC vamos falar sobre os equipamentos de movimentação de carga.
Em resumo, os equipamentos de movimentação de carga são as máquinas, manuais ou automatizadas, utilizadas para mover cargas, em diversos percursos com a distância variada e superfícies e espaços apropriados, em que a principal função é transportar e/ou manusear.
Saber o que são os equipamentos de movimentação, assim como sua correta utilização é um ótimo exemplo do que faz diferença no sucesso logístico de uma empresa. Nesse sentido, optar pela ferramenta ideal de transporte e movimentação de cargas é fundamental para alcançar as principais metas logísticas que consiste em trabalhar no menor tempo, sem perder a qualidade dos produtos, garantindo a segurança da equipe e visando sempre a redução de custos.
O que são os equipamentos de movimentação?
Os equipamentos de movimentação de carga são as máquinas, manuais ou automatizadas, utilizadas para mover os produtos em um armazém. Em outras palavras, são os equipamentos utilizados para receber, movimentar, estocar e despachar os produtos.
A movimentação dentro de um armazém é feita em diversos percursos com a distância variada e superfícies e espaços apropriados. Nesse sentido, entender o conceito dos equipamentos de movimentação é um ótimo exemplo do que faz diferença no sucesso logístico de uma empresa. Optar pela ferramenta ideal de transporte e movimentação de cargas é fundamental para alcançar o sucesso empresarial. Metas que consistem em trabalhar no menor tempo, garantindo a qualidade, segurança e redução de custos.
Sem dúvidas que, o grande objetivo dos equipamentos de movimentação é gerar maior agilidade nas operações da empresa. Contudo, não podemos deixar de citar que os ganhos relacionados a qualidade e segurança do processo é bastante expressivo. Isso porque, utilizar o equipamento de movimentação adequado ao processo permite um manuseio correto e seguro para os produtos e pessoas.
Quais são os principais equipamentos de movimentação?
Ao passo que agora já sabemos o conceito, necessidade e importância vamos conhecer os principais os principais equipamentos utilizados na movimentação de cargas. Estes equipamentos são divididos em três diferentes categorias que serão apresentadas a seguir juntos com os principais exemplos de cada.
Veículos industriais
Os veículos industriais são os equipamentos, com ou sem motor, utilizados para movimentação de carga dentro do ambiente industrial ou centros de distribuição. A sua utilização pode ser feita tanto junto ao processo de produção como no de armazenagem, onde sua principal característica é a flexibilidade de percurso e de carga e descarga. Ou seja, toda operação deve ser feita dentro de um layout de estoque de forma livre pelo condutor do equipamento.
Eles permitem mais agilidade e eficiência para a movimentação de materiais dentro da empresa. Contudo, é necessário que a operação dos veículos industriais seja feita por profissionais competentes, qualificados e certificados.
Empilhadeiras
A empilhadeira é um veículo industrial designada para o transporte, movimentação e empilhamento de diversos materiais. Como o próprio nome já diz, a principal função do equipamento é realizar a estocagem vertical dos produtos através do empilhamento, ou formação de pilhas.
Existem no mercado vários tipos e modelos de empilhadeiras. A classificação das empilhadeiras é feita em relação a energia e ao modo de operação. Quanto a energia, podemos classificar as empilhadeiras em:
- Empilhadeiras manuais;
- Empilhadeiras elétricas;
- Empilhadeiras a combustão.
Em relação ao modo de operação, a variação das empilhadeiras é conforme a necessidade e adaptação do processo da empresa. Isso quer dizer que, podemos ter modelos de empilhadeira específico a um determinado processo.
Com a utilização das empilhadeiras é possível movimentar cargas que variam entre 1.000kg e 16.000 kg e um alcance vertical de 2 metros até mais de 14 metros. Nesse sentido, são disponibilizados vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos. As empilhadeiras são equipamentos muito utilizados para movimentação de cargas unitizadas e paletizadas.
Transpaletes
É um equipamento manual utilizado para o transporte de produtos que estão sobre os paletes. Com o uso dos transpaletes é possível manusear produtos pesados devido as rodas.
Uma característica é que estes equipamentos são destinados apenas para movimentações horizontais, o que dificulta os trabalhos em altura.
Os transpaletes se dividem em manual, elétricos e híbridos, ou semielétricos.
Comboios
Esse equipamento, também conhecido como carrinho-comboio, funciona de maneira similar a uma locomotiva. Ele é formado por vários compartimentos em seu prolongamento ideal para o transporte de cargas volumosas.
Equipamentos de elevação e transferência
São equipamentos destinados a mover cargas variadas para qualquer ponto dentro de uma área fixa, onde a função principal é transferir. Por se tratar de uma operação em área fixa estes equipamentos não apresentam grande mobilidade, como no caso dos veículos industriais. Estes equipamentos são feitos sob medida conforme a demanda e necessidade operacional dos clientes.
Guindastes
À medida que as cargas vão ficando maiores e mais pesadas, é necessário utilizar equipamentos adequados e prontos para suportar esses esforços, sendo o guindaste um de seus principais exemplos. O guindaste é um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados, assim como, a ponte rolante usando o princípio da física no qual uma ou mais máquinas simples criam vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana.
São comumente empregados nas indústrias, terminais portuários e aeroportuários, onde se exige grande mobilidade no manuseio de cargas e transporte de uma fonte primária à embarcação ou vice-versa.
Transelevador
Os transelevadores são robôs desenvolvidos para armazenar produtos de forma automatizada, tanto em paletes quanto em unidades de pequenas dimensões. Eles se deslocam ao longo dos estoques, utilizando toda a altura do galpão com a função de alocar mercadorias e movimentá-las.
A exatidão na movimentação das mercadorias dentro do almoxarifado agiliza as atividades internas de logística, o que torna todo o processo da cadeia de suprimentos mais eficiente. Isso significa que há um aumento considerável da produtividade principalmente nas etapas de armazenagem e separação de pedidos.
O que é uma ponte rolante?
A ponte rolante é um equipamento de movimentação utilizado para içar e movimentar produtos caracterizados por peso elevado e/ou grande volume. A ponte rolante é classificada como um equipamento de elevação e transferência, na qual se caracteriza por uma máquina de elevação do tipo guindaste de ponte.
Industrias, armazéns e centros de distribuição são alguns dos exemplos dos locais de utilização das pontes rolantes. Uma das principais características do equipamento é sua adaptabilidade a operação da empresa. Nesse sentido, o projeto de uma ponte rolante visa atender um objetivo específico, adaptado a necessidade da empresa e as características do local.
Agilidade, produtividade, qualidade e segurança são alguns dos benefícios da utilização e operação das pontes rolantes nos processos de movimentação de carga. Atualmente, o equipamento se tornou indispensável para operações de logística de armazenagem em empresas de médio e grande porte.
Quais os tipos de ponte rolante?
As pontes rolantes são construídas para atenderem a uma necessidade específica da organização. Entretanto, existem três tipos diferentes de pontes rolantes, além de dois tipos diferentes de sustentação do equipamento.
Ponte rolante uni-viga
Esse tipo de ponte tem apenas uma viga, e geralmente é constituída por duas cabeceiras, e um ou dois carros trolley que sustentam as talhas. Dessa maneira, podem realizar movimentos tanto na horizontal quanto na vertical
Ponte rolante bi-viga
É constituída por duas cabeceiras, duas vigas e um ou dois carros trolley que sustentam a(s) talha(s). Dessa forma, o carro trolley corre em trilhos que são fixados na parte superior das vigas da ponte rolante. Além disso, este tipo de ponte rolante possuí uma capacidade de carga maior que a ponte uni-viga devido sua estrutura mais robusta.
Pórticos rolantes
É uma versão de ponte rolante no qual as estruturas laterais que apoiam a viga se movimentam por trilhos instalados no chão. Nesse sentido, este tipo de ponte rolante é utilizado em espaços abertos e em locais onde não há paredes para sustentação das vigas.
Ponte rolante apoiada
A viga da ponte rolante corre por cima dos trilhos do caminho de rolamento.
Ponte rolante suspensa
A viga da ponte rolante corre por baixo dos trilhos das vigas do caminho de rolamentos.
Transportadores Contínuos
São mecanismos destinados ao transporte de graneis e volumes em percursos horizontais, verticais ou inclinados, fazendo curvas ou não e com posição de operação fixa. São formados por um leito, onde o material desliza em um sistema de correias ou correntes infinito, acionado por tambores ou polias.
São utilizados onde haja grande fluxo de material a ser transportado em percursos fixos.
Esteiras transportadoras
Os ambientes de trabalho de empreendimentos logísticos são marcados por grandes dimensões e tamanhos. Então, para não perder tempo na localização e no transporte de mercadorias, as esteiras transportadoras são ótimas soluções para a otimização do tempo em uma gestão.
Elas são projetadas para dinamizar a movimentação de produtos em uma empresa, garantindo agilidade e segurança.
Como consequência disso, não é necessário a presença de uma pessoa para transportar ou carregar essas mercadorias, reduzindo os danos às suas estruturas ou embalagens e evitando lesões físicas em seus colaboradores.
Monovias
As monovias também são equipamentos bastante utilizados em empresas de grande porte, para a movimentação interna de materiais com segurança, rapidez e praticidade.
Basicamente, trata-se de uma espécie de via suspensa, que geralmente liga pontos predeterminados, para o deslocamento de materiais extremamente pesados, e que, por isso, não podem ser deslocados manualmente pelos funcionários.
Sua principal vantagem é funcionar como uma esteira suspensa, que pode ser reta ou curva, e onde um trolley é instalado, para que haja o deslocamento de materiais em armazéns com pouco espaço ou por onde trafeguem um número excessivo de pessoas.
Transportador de roletes
De maneira semelhante a uma esteira transportadora, são muito utilizados em indústrias de bebidas, varejo e fábricas de pequeno porte, para o deslocamento de materiais que, no passado, exigiam a participação de uma verdadeira equipe de funcionários.
Funciona com espécies de cilindros (roletes) — que podem ser de PVC, polietileno, polipropileno, entre outros materiais — conectados a uma esteira. Esses cilindros, por meio da ação da gravidade ou da energia elétrica, giram e transportam os materiais de um ponto a outro.
BÔNUS: Logística Interna
A movimentação de produtos com a utilização dos equipamentos é uma das mais importantes atividades da logística interna. Mas você sabe exatamente o que quer dizer logística interna?
O processo de movimentações de materiais feitos dentro do ambiente interno das empresas é conhecido como a logística interna, ou intralogística. A logística interna é uma subárea da Logística que engloba todos os fluxos, movimentações físicas e operações de apoio que são realizadas internamente nas instalações de uma empresa.
Quando bem aplicada, a logística interna permite o desenvolvimento de estratégias que reduzem os custos e aumentam o nível do serviço oferecido ao cliente. Em virtude de estar diretamente ligada aos processos produtivos da empresa a logística interna se torna peça chave para alcançar excelentes resultados.
CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSO ARTIGO COMPLETO SOBRE A LOGÍSTICA INTERNA!
Em geral, as atividades de logística interna estão relacionadas com o recebimento de produtos, armazenamento, manuseio, separação e preparação de produtos, proteção e manutenção das informações.
Com a implantação e gestão eficiente dos processos de logística interna podemos obter os seguintes resultados:
- Movimentação adequada de materiais;
- Redução de desperdício e perdas;
- Redução de custos de locação e manutenção;
- Melhor aproveitamento da mão de obra;
- Melhor utilização do espaço da empresa;
- Agilidade nos processos internos;
- Atendimento ao cliente mais eficaz e satisfatório.
Em um mundo cada vez mais competitivo, conquistar novos mercados e novos clientes requer que as empresas estejam internamente preparadas. Dessa forma, a logística interna tem um importante papel nas empresas, e quando aplicada e bem gerida permite melhorar o ambiente e consequentemente os resultados.
Como escolher o equipamento de movimentação adequado?
Como é do nosso conhecimento, a logística é uma área estratégica para todas as empresas representando um importante diferencial competitivo. Para que ela flua de forma eficiente, é fundamental investir em equipamentos de movimentação de cargas a fim de que se possa tirar o melhor proveito dos estoques.
A escolha do tipo de equipamento a ser utilizado para a movimentação de carga deve ser baseada no tipo de mercadoria a ser trabalhada e a área disponível para a alocação ideal do maquinário. Cada um tem um propósito e características próprias. Assim, é importante conhecer bem os principais equipamentos para movimentação de cargas para uma melhor tomada de decisão.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre os Equipamentos de Movimentação de Carga? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦
FONTE: Movimak, Deverhum, Evolution Plásticos, Portal Educação.
Pingback: Centros de Distribuição: Conceito, características e aplicação – SAC Logística
Pingback: GRUPOANDRELUIZDIRETOR_DELIVERY | ABRASHORTLINELIFELOG LOGISTICA FERROVIÁRIA
Me ajudou muito no meu trabalho no curso de Assistente de Operação em Logística na Firjan/ Senai.
Ficamos muito contentes em saber que ajudamos! Se precisar de algo mais pode chamar!