Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre a paletização de cargas.
A paletização é um processo logístico que consiste em agrupar diferentes produtos em cima de um palete. O grande objetivo deste processo logístico é de unificar uma carga, ou seja, tornar diferentes produtos em um único volume. Nesse sentido, a unitização da carga facilita o seu manuseio e transporte através de diferentes tipos de equipamentos de movimentação.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos conhecer os conceitos de armazenagem, entender o que é a logística de armazenagem e toda a gestão de estoque. Além disso, vamos aprender também os conceitos relacionados a paletização de cargas e toda sua importância para a logística. Boa leitura! 📰
O que é a paletização de cargas?
A paletização é um processo logístico que consiste em agrupar diferentes produtos em cima de um palete. O grande objetivo deste processo logístico é de unificar uma carga, ou seja, tornar diferentes produtos em um único volume. Nesse sentido, a unitização da carga facilita o seu manuseio e transporte através de diferentes tipos de equipamentos de movimentação.
O palete é uma plataforma horizontal formada por tábuas, no qual proporciona uma base de sustentação aos produtos permitindo que as empilhadeiras ou transpaleteiras possam coletar e mover toda a carga ao mesmo tempo.
Existe muita confusão sobre a maneira correta de escrever a palavra, sendo todas abaixo corretas:
- Palete – Língua portuguesa;
- Pallet – Língua inglesa;
- Palette – Língua francesa.
Qual a importância da paletização de cargas?
Sem dúvidas que a grande vantagem na utilização paletização de cargas é a otimização da logística de armazenagem. Desse modo, com as cargas devidamente paletizadas em uma única movimentação temos o deslocamento de muitos produtos, tornando o processo mais ágil e eficaz.
Mantes os produtos sobre os paletes é tão eficiente que em muitos casos os próprios clientes exigem que as cargas sejam entregues nessa condição. Nesse sentido, a utilização dos paletes se tornou muito comum entre as empresas tornando o acessório logístico muito presente no cotidiano operacional.
Um outro ponto de destaque é em relação a segurança dos processos logísticos. Isso porque, os paletes evitam que o operador tenha de mover individualmente as cargas, proporcionando maior segurança tanto à mercadoria quanto ao operador. A carga sobre o palete também facilita o processo de distribuição de carga e acondicionamento no transporte.
Além disso, a carga sobre paletes possibilita exercer um controle mais rigoroso do inventário de estoque. De forma que em um único lote é possível realizar a contagem de muitos produtos. Mas vale a pena lembrar que, as informações contidas na etiqueta do lote paletizado deve ter informações confiáveis.
Quais os tipos de paletes?
Engana-se quem pensa que só existem os paletes de madeira. Apesar da madeira ser o material mais utilizada, existem diversos materiais possíveis para produzir o palete, como, por exemplo: plástico e metal. Definir o material ideal para o palete é um grande desafio para o profissional de logística, no qual ele deve considerar pontos como:
- Estrutura de armazenagem da empresa;
- Equipamentos de movimentação utilizados;
- Tipos de produtos a serem armazenados;
- Fornecedores e clientes da empresa.
Contudo, com o objetivo de uniformizar a utilização dos paletes entre as empresas as entidades que fazem parte do Comitê Permanente de Paletização (CPP), com a assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT-USP) desenvolveram um modelo padrão de palete. O modelo padrão, chamado pallet PBR, é ideal para a movimentação e armazenamento de mercadorias no Brasil, que conta com a medida 1,00 x 1,20m. A estrutura está presente na rotina operacional das empresas desde 1990.
Paletes de madeira
Por ter um material com valor acessível, o palete de madeira possui uma maior fabricação em todo o mundo, sem contar com o benefício da facilidade para montagem.
Paletes de plástico
O plástico é o material mais popular para confecção de pallets e isso ocorre por sua resistência e durabilidade. O palete de plástico é mais higiênico, por não absorver água e ser mais simples para a limpeza. Estas características o tornam mais popular para o transporte de bebidas e alimentos.
Paletes de metal
O palete de metal é bastante resistente, praticamente inquebrável, utilizando para transporte de materiais pesados. Além disso, possui também como vantagem a ausência de pregos, evitando futuras lesões e acidentes decorrentes da soltura desses elementos.
Paletes de papelão
O palete de papelão é mais leve que os demais, sendo bastante utilizado para no modal aéreo. Não possui resistência à umidade, sendo usado para o manuseamento de cargas mais leves.
Pallets descartáveis
O palete descartável como o próprio nome diz, é pallet não reutilizável, normalmente é utilizado para o transporte de mercadoria com o custo do pallet já incluso, pois não é retornável.
Como fazer a paletização de cargas corretamente?
1° Definir o palete adequado ao processo.
Em primeiro lugar, o profissional de logística deve avaliar qual o tipo de palete mais adequado ao seu processo logístico. Como já apresentado, o profissional deve considerar diferente pontos antes de tomar a decisão.
2° Realizar o empilhamento de produtos
Para a paletização de produtos de dimensões iguais é simples, basta dividir corretamente a quantidade de produtos na base e no topo do empilhamento. Entretanto, caso a paletização seja de produtos de diferentes dimensões a recomendação é de que faça o preenchimento da base com os produtos de menor dimensão, melhorando a estabilidade do empilhamento.
O ideal é formar um bloco uniforme (quadrado/retângulo) no qual as laterais da carga se mantenham na medida na base até o topo. Caso essa condição não seja possível, o recomendado é fazer o empilhamento no formato de pirâmide. Importante que a altura máxima do empilhamento não ultrapasse os padrões operacionais estabelecidos pela empresa.
3° Unitizar a carga
O processo de unitização de carga consiste em no processo de reorganização e agrupamento de produtos em um único volume. Dessa forma, através de acessórios de unitização (filmes strechs, fitas, cordas etc.) é necessário fazer a amarração dos produtos estocados sobre os paletes.
Muito bom…. conteúdo extremamente importante para uma boa articulação financeira de uma empresa
Muito obrigado pelo seu comentário!
Muito bom tema, de suma importância para uma logistica empresarial abordando assuntos cruciais de uma expedição.
Realmente é muito importante! Obrigado pelo seu comentário