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SKU

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CTA Supervisor de logistica NORMAL - SKU

Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o SKU.

SKU é o acrônimo para a expressão em inglês Stock Keeping Unit, que em português quer dizer Unidade de Manutenção de Estoque. Na prática, é um código de identificação único atribuído a um produto, usado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante.

Em primeiro lugar, vamos aprender o conceito de SKU e os benefícios de sua utilização. Vamos também entender a diferença do SKU com o código de barras e como criar um código SKU. Por fim, vamos recordar os conceitos de gestão de estoque e logística de armazenagem. Boa leitura 📰

O que é SKU do produto?

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SKU é o acrônimo para a expressão em inglês Stock Keeping Unit, que em português quer dizer Unidade de Manutenção de Estoque. Na prática, é um código de identificação único atribuído a um produto, usado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante.

Desse modo, cada produto em estoque tem o seu próprio SKU. O código é constituido por uma sequência de letras e números que representam as suas características. Isso quer dizer que, a variação de cor para um mesmo produto requer um SKU diferente.

O termo está diretamente relacionado aos processos de logística de armazenagem. A utilização do SKU é feito principalmente por marketplaces, lojas físicas, plataformas de e-commerce e armazéns, centros de distribuição e almoxarifados.

Quais são os benefícios de usar SKUs?

O código SKU tem por objetivo simplificar a identificação de produtos e por consequência melhorar a gestão de estoque. Nesse sentido, a correta aplicação do SKU poderá trazer benefícios como:

Melhor controle de estoque

O controle de estoque consiste em verificar se as ações adotadas no planejamento da gestão do estoque estão alcançando os resultados esperados. Ou seja, é uma das mais importantes etapas da logística de armazenagem, onde identificamos se todo o processo relacionado ao estoque de produtos está em conformidade, ou não.

Através do SKU é possível organizar melhor a operação do estoque. Dessa maneira, o fluxo de material (entrada / movimentação / saída) é feito de maneira controlada garantindo resultados satisfatórios e confiabilidade do processo logístico.

Agilidade na separação de pedidos

picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.

O SKU permite que os mesmos produtos sejam agrupados e identificados e uma maneira única e exclusiva. Desse modo, com os produtos agrupados e corretamente identificados o processo de localização e separação dos pedidos é feito de maneira mais ágil.

Facilidade na identificação de produtos

A identificação de produtos é uma técnica logística utilizada para caracterizar, classificar e especificar os produtos mantidos em estoque. Essa identificação de produtos facilita a localização, rastreabilidade e organização do estoque. Através da identificação é possível separar os produtos em seus diferentes estágios do processo de produção, como por exemplo: materiais primas, insumos e produtos acabados.

O código SKU é uma identificação de produtos que permite agrupar produtos de características iguais. Agrupando produtos iguais com uma única identificação torna o processo mais fácil e ágil.

Melhor resultado no inventário de estoque

inventário de estoque é um levantamento detalhado de todos os itens que estão armazenados em uma área de responsabilidade da empresa. Em outras palavras, o inventário de estoque é uma lista de todos os produtos que estão presentes em um estoque.

Com uma identificação facilitada, o SKU torna o processo de inventário mais simples. Torna-se necessário apenas quantificar o volume de produtos por SKU.

A classificação das mercadorias também ajuda a agrupar os produtos de modo mais organizado. Além disso, o uso do SKU ajuda a diferenciar mercadorias similares, evitando o envio de um produto errado para o consumidor.

Qual é a diferença entre SKU e código de barras?

É muito comum confundir o termo SKU com o código de barras. Isso porque, ambos os conceitos são formas de identificação de produtos. Entretanto, é importante destacar que são formas diferentes de identificação.

Como já apresentado, O SKU é um código de identificação único atribuído a um produto, usado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante. Dessa forma, o SKU tem por objetivo de auxiliar o processo de gestão de estoque interno as empresas.

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Já o código de barras é gerado por um sistema, geralmente do fabricante, podendo ser lido somente por meio de um leitor óptico. O código de barras mais conhecido é o EAN (Europe Article Number), que é uma identificação fixa e universal do produto.

Sendo assim, o código SKU é uma identificação própria e interna para cada empresa. Já o código de barras é uma identificação padrão para um determinado produto, mesmo que o produto esteja presente em diferentes empresas.

Como criar um código SKU?

Conheça a seguir as melhores práticas para criar um código SKU:

Considere apenas as informações essenciais

Para manter a simplicidade dos SKUs, é importante criar códigos curtos, contendo somente as características mais relevantes para a identificação dos produtos. Em geral, são incluídas informações como nome do produto, fabricante, material, cor, tamanho e modelo.

Siga uma sequência lógica

Os códigos devem seguir uma sequência lógica que seja compreendida por toda a equipe e indique as características principais dos produtos. Para isso, estabeleça um padrão que permita interpretar e criar SKUs de forma intuitiva. Assim, todos conseguirão facilmente identificar cada item e suas particularidades.

Exemplo:

No caso de um tênis Nike Air Force feminino branco no tamanho 35 o produto poderia ser cadastrado com o código NIK-AF-FEM-BR-35, sendo que:

  • NIK – fabricante Nike
  • AF – modelo Air Force
  • FEM – feminino
  • BR – cor branca
  • 35 – tamanho 35

Crie um código para cada produto

Por fim, vale reforçar que é preciso criar um SKU próprio para cada produto que apresente alguma variação em relação aos outros. Para o mesmo tênis do tópico anterior, só que no modelo masculino e no tamanho 42, o código, por exemplo, seria NIK-AF-MAS-BR-42, distinguindo-o de outras variações do produto.

É fundamental planejar a criação dos códigos de forma inteligente, para que não ocorram erros operacionais. Por isso, alinhe todos os processos com a sua equipe, para garantir mais produtividade para a sua empresa e uma maior satisfação dos seus consumidores.

Gestão de estoque

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gestão de estoque é o processo que garante planejamento, execução e controle dos produtos armazenados dentro de uma empresa. Em outras palavras, trata-se do conjunto de atividades necessárias para equilibrar o nível do estoque de produtos a demanda do mercado e a estrutura da empresa. É responsabilidade da gestão de estoque determinar como deve ser feito a armazenagem dos produtos. Além disso, toda a operação de movimentação, recebimento de mercadorias, separações de pedidos e embalagem faz parte do processo

O estoque dos produtos é necessário por diferentes razões e cabe ao profissional de logística entender a sua necessidade considerando o tipo de produto, mercado e operações. Nesse sentido, é através da gestão de estoques que as empresas podem manter seus clientes abastecidos, garantindo vendas e oportunidades estratégicas. Manter os clientes abastecidos significa que seus produtos estejam disponíveis no local, quantidade, características e tempo correto.

Entre os principais objetivos da gestão de estoques podemos citar:

  • Maximizar o nível de serviço ao cliente ou o nível de atendimento da demanda;
  • Redução dos custos totais do estoque;
  • Garantia de qualidade, segurança e produtividade das operações.

Desse modo, podemos concluir que a gestão do estoque é uma ferramenta estratégica na condução de um negócio, garantindo um abastecimento de produtos conforme a demanda dos clientes, redução de custos e eficiência operacional.

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O que é a logística de armazenagem?

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A logística de transporte é uma subdivisão da logística responsável pela armazenagem dos produtos. Em outras palavras, é a área da empresa responsável por encontrar a melhor opção para armazenagem de produtos considerando aspectos como: segurança, agilidade e custo.

Trata-se de uma área de grande importância para a gestão de uma empresa. Isso porque, a condição dos produtos é um elemento chave no que diz respeito ao nível de serviço ao cliente prestado pela empresa. Dessa forma, manter os produtos armazenados corretamente garante um elevado nível de satisfação dos clientes.

Além disso, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) os custos da armazenagem das empresas equivalem a 4,5% do PIB, ou R$ 268 bilhões. Nesse sentido, uma eficiente gestão da logística de armazenagem é uma ótima estratégica para o sucesso empresarial.

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Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o SKU? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

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FONTE: Pagar.me, Amazon, Olist, Ideris.

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