Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o WMS (Warehouse Management System).
O WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gerenciamento para a logística de armazenagem. Trata-se de uma solução digital (software ou aplicativo) que integra processos, automatiza tarefas e potencializa a performance da empresa, integrando os processos do seu negócio desde o chão de fábrica até a expedição do produto. Em geral, o WMS é aplicado em armazéns, almoxarifados e centros de distribuição.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos conhecer os conceitos de estoque, entender o que é a logística de armazenagem e toda sua gestão. Além disso, vamos aprender também os conceitos relacionados ao wms e sua importância para a logística. Boa leitura! 📰
O que é o WMS?
O WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gerenciamento para a logística de armazenagem. Trata-se de uma solução digital (software ou aplicativo) que integra processos, automatiza tarefas e potencializa a performance da empresa, integrando os processos do seu negócio desde o chão de fábrica até a expedição do produto.. Em geral, o WMS é aplicado em armazéns, almoxarifados e centros de distribuição.
A utilização de um sistema WMS é quase que obrigatória para os ambientes logísticos. Isso porque, é uma excelente ferramenta para atender ao novo nível de demanda dos clientes, onde é necessário ser mais ágil, produtivo e correto.
De acordo com a Logistics Management em 2018 o sistema WMS já estava presente em 90% das empresas voltadas ao ramo logístico.
Qual a importância de um sistema WMS?
Sem dúvidas que, a informatização dos processos logísticos torna a gestão muito mais eficiente. Um profissional de logística de sucesso deve saber utilizar os sistemas WMS devido as inúmeras possibilidades que a ferramenta apresenta. Entre os principais resultados que podemos obter com a utilização do WMS podemos destacar:
- Maior agilidade e controle dos processos de picking e crossdocking;
- Controle do estoque, do recebimento à expedição;
- Melhorar o espaço e layout de estoque dos produtos;
- Reduzir os custos logísticos relacionados a armazenagem e a mão de obra;
- Reduzir o lead time.
Como funciona o sistema WMS?
Uma empresa com um sistema WMS possui acesso aos dados do estoque em tempo real. Os dados são coletados a partir de alguma tecnologia de rastreio (RFID, código de barras, QR Code, etc) que identifica cada tipo de produto e sua posição no layout de estoque.
Dessa maneira, a cada recebimento de mercadoria, movimentação de materiais ou expedição de produtos, por meio de WiFi ou redes móveis, o sistema é automaticamente atualizado. As informações contidas no sistema gera relatórios com informações chaves para que os gestores de logística possam verificar os processos e auxiliar na tomada de decisões.
Além disso, o sistema permite saber quais as posições do endereçamento de estoque permite o estoque de novos produtos ou de movimentações. Por outro lado, nas atividades de picking o sistema aponta o local onde o produto está estocado auxiliando e agilizando a atividade.
Quais as funcionalidades de um sistema WMS?
Recebimento de mercadorias
O recebimento de mercadorias é o conjunto de atividades necessárias para receber os produtos adquiridos dos fornecedores da empresa. De maneira resumida, as atividades consistem da operação da descarga do veículo, conferência dos produtos e armazenagem. Pode parecer um processo simples e trivial, mas é necessário total atenção para acabar não prejudicando os resultados da organização.
Dessa maneira, através do sistema é possível dar entrada nos produtos recebidos dos fornecedores alimentando as informações no sistema e auxiliando o processo de gestão de estoque.
Capacidade de estoque
A capacidade de estoque consiste em estabelecer o volume máximo de produtos que podemos armazenar em uma estrutura da empresa. Em outras palavras, ela calcula a capacidade máxima de armazenamento da estrutura de armazenagem definida pela empresa.
O sistema WMS sinaliza aos gestores de logística se os produtos estão dentro dos valores de estoque, mínimo, regular e máximo. Com essas informações é possível adotar medidas de contingência para abastecimento ou distribuição de produtos, adequando o nível de estoque.
Movimentação de materiais
A movimentação de materiais é o deslocamento dos produtos dentro do ambiente de armazenagem da empresa. Esta movimentação se faz necessário para separação de pedidos, organização de estoque, inventário, embalagens logísticas e garantia de qualidade e segurança de produtos e processos. Esta metodologia é a peça chave do processo, garantindo a eficiência no fluxo de mercadorias e evitando desperdícios e deslocamentos desnecessários.
Quando se faz necessário a movimentação dos materiais dentro de um estoque é necessário realizar a atualização do endereçamento do estoque no sistema. Logo, os profissionais de logística devem ter os recursos necessários e orientados a realizar a atualização de todas a movimentação feita dos produtos em estoque.
Inventário de estoque
O inventário de estoque é um levantamento detalhado de todos os itens que estão armazenados em uma área de responsabilidade da empresa. Em outras palavras, o inventário de estoque é uma lista de todos os produtos que estão presentes em um estoque.
Com o sistema WMS é possível registrar os dados coletados no inventário de estoque e identificar as inconsistências levantadas com os resultados da atividade. Essas informações permitem uma ação corretiva mais eficaz por parte dos profissionais de logística. Além disso, as atividades de inventário de estoque contribuem de forma significativa para melhores resultados de acuracidade de estoque.
Curva ABC
A curva ABC é um método de classificação de produtos, cujo objetivo é determinar quais são os mais importantes de uma empresa. Através de uma ordem de prioridades estabelecemos quais os produtos agregam maior valor para a empresa, seja pelo volume de vendas ou rentabilidade.
Nesse sentido, através dos valores de expedição e faturamento de produtos é possível estabelecer quais os produtos geram mais valor para empresa. Dessa forma, os gestores podem dar maior prioridade no processamento e tratamento desses produtos em relação aos demais.
Faturamento de pedidos
O faturamento de pedidos, também conhecido como billing, é a área de uma empresa responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda.
O sistema permite, através da função de expedição de produtos, realizar o faturamento desses itens no ato da operação. Dessa maneira, as notas já são emitidas aos clientes e os valores debitados de seus créditos junto a empresa.
Controle de estoque
O controle de estoque consiste em verificar se as ações adotadas no planejamento da gestão do estoque estão alcançando os resultados esperados. Ou seja, é uma das mais importantes etapas da logística de armazenagem, onde identificamos se todo o processo relacionado ao estoque de produtos está em conformidade, ou não.
De uma forma geral, o sistema WSM auxilia os gestores de logística na etapa de controle do estoque. com as informações contidas no sistema é possível estabelecer um nível ideal de estoque, identificar as inconsistência e falhas, produtos obsoletos e oportunidades de melhorias.
Picking
O picking, que traduzido significa “colhendo”, é o processo de separação dos pedidos dos clientes. Em síntese, o processo consiste em separar o mix de produtos, conforme a solicitação dos clientes, e enviar para área de expedição. Apesar de parecer um processo simples, o picking é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.
O sistema permite acessar os itens solicitados pelos clientes para expedição e então facilitar o processo.
Gestão de estoque
A gestão de estoque é o processo que garante planejamento, execução e controle dos produtos armazenados dentro de uma empresa. Em outras palavras, trata-se do conjunto de atividades necessárias para equilibrar o nível do estoque de produtos a demanda do mercado e a estrutura da empresa. É responsabilidade da gestão de estoque determinar como deve ser feito a armazenagem dos produtos. Além disso, toda a operação de movimentação, recebimento de mercadorias, separações de pedidos e embalagem faz parte do processo
O estoque dos produtos é necessário por diferentes razões e cabe ao profissional de logística entender a sua necessidade considerando o tipo de produto, mercado e operações. Nesse sentido, é através da gestão de estoques que as empresas podem manter seus clientes abastecidos, garantindo vendas e oportunidades estratégicas. Manter os clientes abastecidos significa que seus produtos estejam disponíveis no local, quantidade, características e tempo correto.
Entre os principais objetivos da gestão de estoques podemos citar:
- Maximizar o nível de serviço ao cliente ou o nível de atendimento da demanda;
- Redução dos custos totais do estoque;
- Garantia de qualidade, segurança e produtividade das operações.
Desse modo, podemos concluir que a gestão do estoque é uma ferramenta estratégica na condução de um negócio, garantindo um abastecimento de produtos conforme a demanda dos clientes, redução de custos e eficiência operacional.
ASSISTA A AULA COMPLETA SOBRE A GESTÃO DE ESTOQUE!
O que é armazenagem?
A armazenagem é um processo logístico que reúne diferentes atividades ligadas a estocagem, distribuição, manuseio e embalagem de produtos. Em outras palavras, a armazenagem é o acondicionamento eficaz de produtos no tempo e espaço destinado ao estoque.
Logo, o processo de armazenagem não está ligado somente ao estoque de produtos. Trata-se de todo o processo de gestão dos produtos sob responsabilidade da empresa.
O grande objetivo da armazenagem é o uso do espaço disponível de maneira racional e eficaz. Dessa maneira, através da armazenagem alcançamos o total aproveitamento dos espaços, permitindo agilidade para todas as operações.
Além disso, a armazenagem também compreende o espaço físico, os equipamentos, ferramentas e tecnologias utilizadas nas atividades. Nesse sentido, um processo estruturado garante elevados níveis de segurança, qualidade e produtividade para a empresa.
O que é a logística de armazenagem?
A logística de transporte é uma subdivisão da logística responsável pela armazenagem dos produtos. Em outras palavras, é a área da empresa responsável por encontrar a melhor opção para armazenagem de produtos considerando aspectos como: segurança, agilidade e custo.
Trata-se de uma área de grande importância para a gestão de uma empresa. Isso porque, a condição dos produtos é um elemento chave no que diz respeito ao nível de serviço ao cliente prestado pela empresa. Dessa forma, manter os produtos armazenados corretamente garante um elevado nível de satisfação dos clientes.
Além disso, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) os custos da armazenagem das empresas equivalem a 4,5% do PIB, ou R$ 268 bilhões. Nesse sentido, uma eficiente gestão da logística de armazenagem é uma ótima estratégica para o sucesso empresarial.
ASSISTA A AULA COMPLETA SOBRE A LOGÍSTICA DE ARMAZENAGEM!
Olá, boa tarde! Trabalho em uma empresa onde usa o sistema FullSoft.
Tem algum artigo que fale sobre este sistema?
Não temos! Vamos colocar em nossa programação