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Kaizen: Melhoria contínua

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Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o KAYZEN!

Kayzen é uma metodologia de gestão utilizada na melhoria contínua em todos os aspectos de uma organização. A filosofia original parte do princípio de podemos melhorar tudo, todos os dias. O Kayzen é uma das principais ferramentas do lean manufacturing.

A metodologia parte do princípio de que todos os indivíduos em uma empresa devem estar comprometidos com redução de custos e desperdício, e com o aumento de produtividade. Para alcançar este resultado é necessário o envolvimento de todos os funcionários, desde a alta administração até os trabalhadores da linha de frente.

Em primeiro lugar, neste artigo vamos aprender o conceito de KAYZEN e a origem desta metodologia. Além disso, vamos conhecer a origem e os objetivos deste modelo de gestão. Por fim, vamos entender como funciona, como aplicar e quais os benefícios podemos obter com a utilização do KAYZEN. Boa leitura! 📰

O que é o Kayzen?

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Kayzen é uma metodologia de gestão utilizada na melhoria contínua em todos os aspectos de uma organização. A filosofia original parte do princípio de que podemos melhorar tudo, todos os dias. O Kayzen é uma das principais ferramentas do lean manufacturing.

A metodologia considera de que todos os indivíduos em uma empresa devem estar comprometidos com redução de custos e desperdício, e com o aumento de produtividade. Dessa maneira, para alcançar este resultado é necessário o envolvimento de todos os funcionários, desde a alta administração até os trabalhadores da linha de frente.

Qual a origem do Kayzen?

O Kaizen, originado no Japão ao final da Segunda Guerra Mundial (1945), emergiu como um dos métodos fundamentais para a reconstrução do país após o conflito devastador. Nesse sentido, com o Japão enfrentando uma crise social, política e econômica, e recursos escassos à disposição, a necessidade de revitalização era iminente.

Nesse contexto desafiador, o Kaizen se destacou como uma solução de baixo custo e fácil aplicação capaz de gerar mudanças substanciais nos resultados das organizações. Sendo assim, já nos primeiros anos da década de 1950, as empresas japonesas passaram por treinamentos e adotaram amplamente essa metodologia em seus processos.

Na época, a ideia de implementar melhorias contínuas de forma gradual em vez de buscar grandes mudanças veio do programa Training Within Industry (TWI), desenvolvido pelos EUA como parte de seus esforços para recuperar empresas dos países mais atingidos pela guerra.

A estratégia integrou o famoso Plano Marshall, ou Programa de Recuperação Europeia, que destinou mais de US$ 14 bilhões à recuperação dos países aliados à Europa – entre eles, o Japão.

Um exemplo emblemático da aplicação do Kaizen é a montadora Toyota, que atribui grande parte de sua reconstrução pós-guerra a essa abordagem. Isso porque, a Toyota, ao implementar o Kaizen em conjunto com outras ferramentas, conseguiu transformar um cenário desolador em uma posição de destaque entre as principais montadoras do mundo.

A etimologia do termo “Kaizen” deriva das palavras japonesas “Kai” (mudança) e “Zen” (para melhor), significando, quando combinadas: “mudança para melhor”.

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Qual o objetivo do Kayzen?

Sem dúvida, o principal objetivo da metodologia de gestão do Kayzen é promover a melhoria contínua em uma organização. É importante destacar que essa melhoria deve ser desenvolvida de forma gradual e consistente.

Além disso, o Kaizen tem como objetivo alcançar resultados específicos:

  • Ensinar os profissionais a utilizarem os recursos de forma eficiente, visando eliminar qualquer desperdício.
  • Estabelecer metas realistas e atingíveis, alinhadas às possibilidades do negócio.
  • Instituir uma cultura de melhoria contínua dentro das organizações, de modo que a ideia de otimização se integre ao dia a dia de cada colaborador.
  • Capacitar os gestores a identificar o momento oportuno para eliminar, reduzir ou modificar uma atividade dentro da empresa.

Como funciona a metodologia do Kayzen?

A metodologia Kayzen atua como uma solução para melhorar os processos e os resultados das organizações. Dessa forma, o objetivo é corrigir resultados insatisfatórios, melhorar os resultados planejados e implementar novos projetos.

Para isso, a metodologia propõe mudanças pequenas e graduais, permitindo alcançar resultados de forma ágil e constante. Ao implementar uma melhoria sugerida pelo Kayzen, é essencial capacitar e treinar todos os profissionais envolvidos. Além disso, os gestores responsáveis devem coletar e controlar os resultados obtidos com a melhoria proposta.

Após analisar os resultados, os gestores determinam se a solução proposta foi eficaz. Portanto, para resultados satisfatórios é necessário padronizar e incorporar a solução ao processo da empresa. Pelo contrário, é necessário desenvolver uma nova solução ou considerar outras propostas.

Em algumas situações, a empresa pode criar um grupo Kaizen, que é uma comissão interna encarregada de definir, implementar e controlar as práticas de aprimoramento.

Como aplicar o Kayzen?

Para aplicar o Kayzen de forma simples e direta, pode-se seguir o ciclo PDCA em conjunto com outras ferramentas de gestão. Sendo assim, apresentamos um fluxograma de seis passos para implementar o Kayzen:

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1) Identifique o problema ou oportunidade de melhoria 

  • Em primeiro lugar, faça um diagnóstico das áreas e processos da empresa para identificar problemas e oportunidades de melhoria.
  • Utilize o diagrama de Ishikawa para identificar as causas raízes dos problemas.

2) Elabore um plano de ação

  • Crie um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H para estabelecer áreas, profissionais, prazos, metas e responsabilidades de forma clara.

3) Definir metas, prazos e responsáveis

  • Defina metas, prazos e responsáveis para as ações propostas, garantindo o controle por meio de um sistema confiável.

4) Execute as ações propostas

  • Treine e capacite a equipe responsável pela execução das ações, com apoio e orientação da liderança para garantir o engajamento.

5) Controle os resultados

  • Colete resultados e evidências para analisar a efetividade das ações, utilizando um sistema confiável para obter informações precisas.

6) Ação

  • Tome ações finais com base nos resultados obtidos. Dessa maneira, padronize e implemente as soluções caso sejam satisfatórias, ou revise e proponha novas soluções caso necessário.

Esse processo proporciona uma abordagem estruturada e eficaz para aplicar o Kayzen na melhoria contínua dos processos e resultados da empresa.

Benefícios do Kayzen

Sem dúvida, a principal vantagem do Kayzen é melhorar os resultados de um processo ou atividade na organização. Além disso, a metodologia de gestão também permite alcançar outros benefícios, como:

  1. Redução do desperdício: Ao melhorar a capacidade de autogestão, os funcionários tornam-se mais produtivos, resultando em menos desperdício.
  2. Desenvolvimento da liderança: Esse método promove o desenvolvimento de pequenos líderes em seus empregos, através de um aprendizado autogerenciado.
  3. Aumento da competitividade: Trabalhadores mais eficientes e comprometidos aperfeiçoam o processo produtivo, reduzindo custos e aumentando a qualidade do produto. Isso melhora a competitividade da empresa no mercado.

Questões

CESPE/CEBRASPE – ITAIPU Binacional – Administrador – 2024 – Para fazer funcionar a filosofia da eliminação completa de todo e qualquer desperdício, existe uma ferramenta cujo nome tem origem japonesa e significa aprimoramento, mas sua ideia original é americana. Seu uso indica aprimoramento contínuo e originou-se dos treinamentos em administração da qualidade. Assinale a opção que corresponde a essa ferramenta.

  1. Kanban
  2. Tark
  3. Kaizen
  4. GROW
  5. Ishikawa

EEAR – Aeronáutica – EAGS – Sargento da Aeronáutica – Especialidade: Administração – 2021 – Assinale a alternativa que corresponde a uma técnica muito utilizada, que significa o aprimoramento contínuo e gradual de todos os membros da organização de maneira que realizem suas tarefas um pouco melhor a cada dia.

  1. Kaizen
  2. Resiliência
  3. Enpowerment
  4. Benchmarking

Quadrix – CRMV RJ – Agente Fiscal – 2022 – O kaizen é uma filosofia de melhoramento de todos os empregados da organização, com melhorias de forma gradual e contínua.

  1. Certo
  2. Errado

Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o KAYZEN? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!

THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦

FONTE: Treasy, SiteWare, FIA, Rockcontent.

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