Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos aprender sobre o porta paletes.
A estrutura de armazenagem porta paletes é a mais utilizada nos centros de distribuição, armazéns e almoxarifados. Em sua configuração tradicional, trata-se de uma estrutura em que todos os produtos ficam armazenados em estantes sob a estrutura de um palete. Outra característica da estrutura é que os espaços e posições são padronizados, permitindo a movimentação dos itens por toda extensão.
Em primeiro lugar, neste artigo vamos entender o que é uma estrutura e a importância de um sistema de armazenagem. Além disso, vamos aprender sobre a estrutura porta paletes, seus tipos, componentes e características! Boa leitura 📰
O que é uma estrutura porta paletes?
A estrutura de armazenagem porta paletes é a mais utilizada nos centros de distribuição, armazéns e almoxarifados. Em sua configuração tradicional, trata-se de uma estrutura em que todos os produtos ficam armazenados em estantes sob a estrutura de um palete. Outra característica da estrutura é que os espaços e posições são padronizados, permitindo a movimentação dos itens por toda extensão.
O porta palete permite o acesso a todos os volumes estocados de forma aleatória. Isso quer dizer que, não é necessário retirar ou mover caixas ou paletes para ter acesso ao item desejado. Além disso, é um tipo de estrutura que exige menor espaço nos corredores aproveitando ao máximo o espaço do ambiente.
Uma das grandes vantagens da estrutura de armazenagem porta paletes é a possibilidade de trabalhar com cargas unitizadas. Fazer a logística de armazenagem com cargas unitizadas permite maior agilidade no processo, garantindo qualidade e segurança.
Uma característica importante é a altura da estrutura porta palete. Desse modo, a operação deve ser feita por uma equipe muito bem qualificada seguindo rigorosos critérios de segurança pautados pela NR11.
Componentes de um porta paletes
Para atender as mais diferentes características e necessidades operacionais, a estrutura de armazenagem porta paletes conta com uma gama de componentes para se adaptar ao ambiente promovendo, segurança e amplitude no espaço de armazenagem. Dentre os principais componentes de um porta paletes, podemos citar:
Longarinas
As longarinas, ou vigas, em uma estrutura de porta paletes têm a função de distribuir todo o peso dos materiais armazenados entre as colunas, para que não haja sobrecarga.
Garras
As garras são peças muito importantes em uma estrutura porta paletes, isso porque são elas que fazem o encaixe das longarinas às colunas.
Colunas
As colunas são as peças que darão sustentação à estrutura de porta paletes, por isso devem oferecer resistência à compressão, flexotorção e estabilidade.
Travessas e Diagonais
As travessas e diagonais são elementos estruturais fixados nas estruturas de porta paletes entre as abas de enrijecimento das colunas. Dessa forma, fazendo com que a estrutura tenha uma maior resistência à flambagem e à compressão das colunas.
Sapata ou Placa Base
A sapata ou placa base fica na parte inferior da coluna do Porta Paletes, aumentando a área de contato entre a estrutura e o piso. Tem como função ser um distribuidor de peso, evitando que a pressão gerada pela carga nas colunas cause pungimento ou recalque diferencial do piso.
Calço
O calço é instalado entre a sapata e o piso, tendo como função o nivelamento, corrigindo pequenas inclinações (≤ 40 mm) ou instabilidades provocadas por irregularidades pontuais do piso.
Quais os tipos de porta paletes?
As estruturas porta paletes, em geral, são dimensionadas conforme a necessidade da empresa com o objetivo único de aumentar a capacidade de estoque através da sua verticalização. Nesse sentido, para atender diferentes cenários, ambientes e características surgiram diferente tipos e variações da estrutura porta paletes, como:
Corredores estreitos
Trata-se de um sistema que oferece todas as capacidades e características de uma estrutura de porta paletes, podendo alcançar altura de mais de 10 metros, permanecendo livres os corredores para movimentação das empilhadeiras e elevadores.
Os corredores estreitos otimizam o espaço no armazém, gerando maior área para estocagem dos produtos. Esse tipo de estrutura exige maior valor de investimento, em virtude da necessidade de trilhos para a movimentação de empilhadeiras.
Transelevadores
O transelevador é uma combinação da estrutura de armazenagem porta paletes com um equipamento de elevação. Em geral, o elevador fica em um corredor que separa duas diferentes partes da estrutura de armazenagem, com o objetivo de ampliar o campo de trabalho do equipamento. Esta configuração permite um maior aproveitamento do espaço já que os corredores podem ser menores quando comparados a estrutura dos corredores estreitos.
O Transelevador realiza a movimentação e armazenagem automática das cargas e produtos paletizados, por meio de um sistema de computador (software). Suas funções permitem a execução das operações de entrada e saída do armazém em uma mesma programação de ciclos combinados, reduzindo o tempo operacional e aumentando a eficiência e produtividade do armazém.
Autoportante
A estrutura porta paletes autoportante é um sistema criado para maximizar o rendimento de um espaço para estocagem em combinação com estruturas de armazenagem convencionais ou automáticas. Seu diferencial é que ele pode ser construído, em parte, apoiado nas bases de um ambiente ou dispensando totalmente o uso de alvenaria.
O máximo aproveitamento de espaço se dá, consequentemente, pela eliminação de elementos como colunas internas, potencializando ainda mais a área útil. Todo o projeto é feito de acordo com as demandas e a realidade de um cliente, visto que ele é altamente versátil. Além disso, o investimento e tempo de implantação da estrutura é menor quando comparado ao tempo de implantação de outras estruturas.
Deslizante
Os porta paletes deslizantes são uma estante de paletização móvel utilizada como solução de armazenagem motorizada cujas bases se movem, uma por uma, lateralmente sobre trilhos fixados ao solo. Sua principal característica é otimizar a armazenagem utilizando corredores que podem ser abertos conforme a necessidade, ampliando a capacidade de estoque.
A possibilidade de criar corredores através do deslizamento da estrutura, o almoxarifado mantém-se constantemente organizado. Dessa maneira, é possível carregar e descarregar cargas rapidamente, além de tornar o processo de separação de pedidos (picking) muito mais ágil.
Quais as vantagens de um porta palete?
Sem dúvidas que a principal vantagem de um porta palete é o melhor aproveitamento do espaço disponível, aumentando consideravelmente a capacidade de estoque. Contudo, existem outras vantagens oriundas da utilização da estrutura, tais como:
Adequação as normas de segurança
A NR11 corresponde aos requisitos legais relacionados a segurança das atividades de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de material. Em outras palavras, a norma lista as obrigações dos empregadores e trabalhadores no que diz respeito a segurança no processo de logística de armazenagem.
Dessa maneira, fazer a estrutura porta paletes com uma empresa séria garante o cumprimento dos requisitos pré-estabelecidos nas normas e legislação de segurança.
Planejamento de estoque facilitado
O planejamento de estoque consiste em determinar quais as ações necessárias para obter um nível de estoque de produtos que atenda a demanda dos clientes. Além do atender um nível ideal de estoque para operação, o planejamento de estoque deve considerar o fluxo de entrada e saída de produtos.
Com uma estrutura porta palete bem projetada, considerando a área disponível da empresa, fica mais simples planejar as entradas e saídas dos produtos.
Maior controle de estoque
O controle de estoque consiste em verificar se as ações adotadas no planejamento da gestão do estoque estão alcançando os resultados esperados. Ou seja, é uma das mais importantes etapas da logística de armazenagem, onde identificamos se todo o processo relacionado ao estoque de produtos está em conformidade, ou não.
De maneira semelhante ao planejamento de estoque, uma estrutura adequada a operação da empresa permite uma coleta de informações mais confiáveis. Logo, o controle das operações e processos poderão ser realizados de maneira mais correta.
Facilidade na movimentação de materiais
A movimentação de materiais é o deslocamento dos produtos dentro do ambiente de armazenagem da empresa. Esta movimentação se faz necessário para separação de pedidos, organização de estoque, inventário, embalagens logísticas e garantia de qualidade e segurança de produtos e processos. Esta metodologia é a peça chave do processo, garantindo a eficiência no fluxo de mercadorias e evitando desperdícios e deslocamentos desnecessários.
Um porta paletes montado de acordo com a operação da empresa permite que a movimentação de materiais seja feita de maneira inteligente.
Definição de um layout de estoque
O layout de estoque é uma ferramenta logística utilizada para posicionar máquinas, pessoas, matérias-primas e produtos em um determinado espaço. Em outras palavras, o layout de estoque busca o melhor aproveitamento do espaço físico disponível, facilitando o acesso aos produtos.
Como a estrutura porta paletes é fixa, fica mais fácil determinar um layout de estoque já considerando o espaço utilizado.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre o porta paletes? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦
FONTE: Wikipédia, Blog Logística, Safol, Tw Transportes, Isma.